Associação

Historial

A Associação Transdisciplinar, fundada em abril de 2010 por um grupo de professores e educadores, teve como base a interligação de pessoas e instituições. Foi fundamental a colaboração dos fundadores com as associações francesas: Sécurité Solaire, (centro colaborador da OMS para a fotoeducação) e Passerelles.info que desenvolveram material pedagógico na área da educação para a saúde, meio ambiente e cidadania – material constituído por guias do educador/professor distribuídos gratuitamente.

Os guias foram testados durante alguns anos na formação de educadores e professores do 1.º, 2º e 3.º ciclos do Ensino Básico, na área de ensino das ciências e metodologia científica. O sucesso dos guias junto de estagiários, educadores e professores, acrescido do impacto positivo no conhecimento e comportamento dos alunos, revelado através de inquéritos, levou o grupo a almejar ir mais longe e fundar uma instituição sem fins lucrativos que pudesse apoiar os educadores/professores em temáticas de educação para a saúde e desenvolvimento sustentável.

  • Conviver com o Sol
  • 407 alunos – Pré-escolar, 1.º, 2.º e 3.º Ciclos do EB
  • 21 educadores /professores participantes na região de Bragança
  • 10 educadores/professores receberam formação
  • Alimentar-me, movimentar-me pela minha saúde
  • 466 alunos do Pré-escolar e do 1.º Ciclo do EB
  • 46 educadores/professores participantes na zona norte de Portugal
  • 23 educadores/professores receberam formação.

Partindo dos resultados positivos, o grupo decidiu adaptar os guias Conviver com o Sol e Alimentar-me movimentar-me pela minha saúde à população portuguesa.

As actividades transdisciplinares, metodologia presente em todas as sessões dos guias, cativou a curiosidade e adesão do pensador Edgar Morin que se assumiu como Presidente Honorário da Associação Transdisciplinar, pela sua “Paixão súbita por Trás-os-Montes” e escreveu o prefácio do guia Conviver com o Sol.

A Professora Isabel do Carmo, a quem agradecemos a amabilidade com que se dispôs a ler o guia: Alimentar-me, movimentar-me pela minha saúde escreveu o prefácio que muito honra o trabalho realizado pela Associação.

Partindo do trabalho inicial de tradução e adaptação, várias pessoas, especialistas e instituições prestaram a sua colaboração na validação científica dos guias (DGIDC, Instituto de Meteorologia, Associação Portuguesa de Cancro Cutâneo, etc.) constituindo desta forma uma rede de pessoas que uniram as suas competências para um trabalho de educação para a saúde, ambiente e cidadania contribuindo desta forma para o desenvolvimento sustentável.