Notícias

Ação de Formação, Fotoeducação… Opiniões dos Formandos

  Experiência - Radiação UV e latitude”Consegui através da Ação de Formação  - Fotoeducação na escola, para a prevenção do cancro cutâneo e da catarata – aprofundar conhecimentos e práticas, melhorando a preparação de algumas aulas, aumentando a autoconfiança pessoal no tratamento dos temas, trabalhando em equipa, traduzindo-se assim estas aprendizagens na inovação da prática letiva.

Como coordeandora do Projeto de Educação para a Saúde, implementei o programa Conviver com o Sol nas turmas de 7.º ano, uma vez que se enquadrava nos conteúdos programáticos. Foram desenvolvidas estratégias, métodos e utilizados materiais, contribuindo de uma forma significativa para o empenho e motivação dos alunos perante o tema tratado.” (Olinda Rosa Fernandes Esteves Bragada, Professora, E. Emídio Garcia – Bragança).

Experiência Tecidos

“A componente teórica da Ação de Formação foi muito interessante. Aprendi alguns conceitos que desconhecia. Fiquei ciente de poder utilizar instrumentos adequados à sensibilização para os riscos da exposição solar excessiva e desprotegida das crianças e jovens e para educar no sentido de prevenir o cancro cutâneo e a catarata.

A Ação de Formação foi muito profícua pois forneceu uma série de ferramentas (fichas e papel UV) que posso trabalhar com os meus alunos, em sala de aula, bem como no exterior. Com certeza que este será um tema a abordar já neste ano letivo, no âmbito do Projeto Educação para a Saúde.” (Alexandra Sofia Afonso Amaral da Costa Cardoso, Professora, Agrupamento de Escolas de Valpaços).

1.ª Turma de Formandos

“Considero que esta Formação atingiu plenamente os objetivos propostos. Superou as minhas expetativas, pois além dos conteúdos serem adequados ao nível de ensino a que pertenço (Pré-escolar), permitem planificar atividades em articulação comos outros ciclos. Também me surpreendeu pela forma como esta temática permite desenvolver a interdisciplinaridade nas aulas.

A componente prática teve uma sustentação teórica muito bem fundamentada. A formadora dinamizou de forma motivadora todas as sessões, fomentando o debate e a partilha. Utilizou estratégias adequadas, disponibilizou materiais diversificados para as experiências que orientou convenientemente. Apresentou de forma clara os conteúdos, contemplando diferentes níveis de ensino. A metodologia utilizada fomentou a participação de todos os formandos.” (Maria Armanda da Rocha Barbosa Freitas, Educadora, Agrupamento de Escolas de Murça).