Metodologia

Avaliação

Desde a análise das experiências na população alvo, ao seu impacto, passando pelos diferentes indicadores dos processos operacionais e financeiros, a avaliação dos programas é múltipla e pluridisciplinar. Os relatórios sobre o desenvolvimento dos módulos são disponibilizados online em formato PDF.

Consultar o relatório :

Análise das temáticas e definição dos objetivos

A primeira etapa do programa é a fase essencial para definir os objetivos qualitativos e quantitativos. A reunião de diferentes agentes institucionais, pedagógicos e cientistas permite identificar os pontos de consenso, em particular quanto às soluções a encontrar e mensagens a difundir.


Indicadores do processo

Apreendidos de forma sistemática ao longo da conceção e do desenvolvimento de cada programa, os indicadores possibilitam atingir os objetivos previstos, por exemplo, que impulso ou impedimento influencia a participação dos educadores/professores e outros profissionais no programa:

  • A facilidade dos educadores/professores em trabalhar o ensino das ciências, do ambiente e da saúde…
  • O interesse da formação pedagógica
  • A qualidade do guia do professor
  • A adesão dos alunos percecionada pelos educadores e professores
  • O envolvimento família/escola

Indicadores operacionais

Fundamentais para obter uma imagem da aplicação efetiva e da difusão dos programas, por exemplo:

  • Número de educadores e professores inscritos
  • Número de educadores e professores que desenvolveram o módulo de atividades, percentagem de difusão
  • Número de horas consagradas ao módulo
  • Número de alunos participantes

Avaliação do impacto

Se a avaliação do impacto nos conhecimentos e atitudes é relativamente simples de efetuar, uma evolução dos comportamentos é mais difícil de discernir e quantificar, são necessários recursos humanos (sociólogos, bioestatísticos, especialistas dos temas tratados…) e meios de ação importantes. Estes inquéritos são desenvolvidos por organismos independentes.

Avaliação financeira

A procura da eficiência está no centro das preocupações e impõe a determinação precisa da relação entre o custo e os resultados do programa. O acompanhamento financeiro dos programas é efetuado e submetido ao controle de um Técnico Oficial de Contas. Os programas e os diversos financiadores implicam a existência de uma contabilidade organizada para mais informação e transparência sobre os recursos auferidos e utilizados.