Notícias

Na Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, o programa “Alimentar-me, movimentar-me pela minha saúde”.

Na comemoração do dia mundial da alimentação a Associação Transdisciplinar, através da Prof.ª Maria Neves Alves apresentou a comunicação: Educação alimentar – para o Desenvolvimento Sustentável. O objetivo foi partilhar práticas de educação nutricional nas escolas europeias realizadas com atividades transdisciplinares aliadas à metodologia científica. Estas práticas têm como público-alvo as crianças dos 3 aos 9 anos e têm a finalidade de implementar hábitos alimentares saudáveis para combater o excesso de peso e a obesidade, problema de saúde pública na maioria dos países.

O evento decorreu no dia 21 de outubro de 2013 às 14h, no auditório Paula Souza da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da Universidade de São Paulo (USP), e foi coordenado pela Prof.ª e Nutricionista Mônica Inez Elias Jorge – Nutricionista do Departamento de Nutrição.

A Nutricionista Mônica Inez Elias Jorge afirmou: “Este evento nos proporcionou uma grande reflexão sobre as possibilidades de abordagens para o controle da obesidade infantil, especialmente no contexto da educação alimentar, sob o enfoque da transdisciplinaridade, que ainda é um tema a ser muito mais explorado e vivenciado no ensino de nutrição e nas ações para a promoção da alimentação saudável e sustentável”. Para mais informação: http://www.fsp.usp.br/site/noticias/mostrar/3778 Fotos: Adilson M. Godoy

Os projetos da A.Transdisciplinar em Santa Catarina – Brasil

No dia 17 de outubro de 2013, a Associação Transdisciplinar apresentou os seus projetos na Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina em Florianópolis, convidada pelo Sr. deputado estadual Volnei Morastoni.

Apresentamos excertos do comunicado da assessoria e algumas fotografias da sessão.

As crianças como agentes de prevenção da saúde alimentar

O deputado Volnei Morastoni, presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, abriu há pouco (17/10) a reunião da Comissão com a participação da presidente da Associação Transdisciplinar, Maria Neves Alves, de Bragança, Portugal, que apresentou projetos sobre educação para o desenvolvimento sustentável e cidadania, com destaque sobre a educação alimentar para crianças do Ensino Fundamental. A Transdisciplinar é associada à instituição Passerelles.info, em França que desenvolve os projetos “Conviver com o Sol” e “Alimentar-me, movimentar-me pela minha saúde” Educação alimentar na escola. Os dois projetos são desenvolvidos em vários países e, em Portugal, por meio da Associação Transdisciplinar.

Para Morastoni, o contato com experiências bem-sucedidas pode ser uma alternativa para desenvolver projetos que contribuam para a qualidade da saúde dos catarinenses. ” A intenção é estabelecer possíveis parcerias com essas entidades a fim de implementar políticas e ações com vista à educação, promoção e prevenção em saúde no Estado.”

Aprendizado colocando as mãos na massa

Durante a palestra, Maria Neves apresentou os dois projetos – “Conviver com o Sol” e Alimentar-me, Movimentar-me pela minha saúde” – que são aplicados nas escolas através do método “Mãos na massa”, inspirado no educador francês Célestin Freinet (1896-1966), que acreditava que nenhum conhecimento prévio pode substituir a reflexão autônoma de quem “põe a mão na massa”.

Maria Neves fez vários relatos de experiências que tratam os Guias citados (…) e as crianças realizam na aula, dessa forma o conhecimento é aprendido colocando as mãos na massa, as crianças aprendem no contato direto e se tornam agentes de prevenção. O objetivo é que no final das sessões efetuem uma síntese dos conhecimentos adquiridos e os partilhem de forma criativa com os colegas ou outras pessoas (…).

Volnei Morastoni afirmou: ” Meu objetivo é estabelecer uma relação entre as associações Transdisciplinar e Passerelles.info com as secretarias de estado  da Educação e da Saúde, além de parcerias com organizações comprometidas com a temática”.

Assessoria do Deputado Volnei Morastoni: Texto e fotos: José Isaías Venera – DRT SC 01522JP


 

Bom ano 2013!

Votos da Associação Transdisciplinar

Para Edgar Morin a transdisciplinaridade na escola é um contributo essencial para o desenvolvimento sustentável

Nesta entrevista, Edgar Morin, Presidente Honorário da Associação Transdisciplinar e um dos pensadores mais importantes do nosso tempo, explica o papel da transdisciplinaridade na escola, onde crianças e jovens aprendem a enfrentar a realidade do mundo atual.
Entrevista realizada no dia 9 de março de 2012, por Maria Neves Alves, fundadora da Associação Transdisciplinar em colaboração com Pierre Césarini, diretor da Associação Passerelles, com quem coopera no desenvolvimento dos programas Conviver com o sol e Alimentar-me, movimentar-me pela minha saúde.


ITW EM par Transdisciplinar

Ação de formação

A Associação Transdisciplinar realiza a Ação de Formação: “A fotoeducação na escola, para a prevenção do cancro cutâneo e da catarata” nos dias 2 e 9 de maio de 2012 no Agrupamento de Escolas de Alijó.

Jogo do sol

   A Associação Transdisciplinar participou na feira: Emprego, Educação e Solidariedade realizada em Bragança nos dias 9 e 10 de maio. A apresentação do “Jogo do Sol” foi um sucesso entre as crianças dos 3 aos 12 anos. Participaram crianças/alunos das escolas de Bragança que desenvolvem o programa “Conviver com o sol” consolidando, de forma lúdica, as aprendizagens sobre o conjunto de elementos necessários para se protegerem dos efeitos nocivos da exposição ao sol (radiação ultravioleta).

Votos de Transdisciplinar

A Transdisciplinar no V Seminário Internacional de Educação – Brasil

Maria Neves Alves - Palestrante

No dia 14 de julho de 2012 a Associação Transdisciplinar participou no V Seminário Internacional de Educação, realizado pelo Instituto Palavrações, em Lajeado, RS - Brasil. A temática apresentada: “Práticas inovadoras de ensino-aprendizagem numa visão transdisciplinar” versou sobre os programas de educação para a saúde e prevenção desenvolvidos pela Associação. Aprender a Conviver com o sol (prevenção do cancro cutâneo, catarata…) e Alimentar-me, movimentar-me pela minha saúde (prevenção da obesidade infantil e educação nutricional)Palestrantes e professores constituíram os conteúdos fundamentais da conferência para um público de quatrocentos professores do estado Rio Grande do Sul. A tendência para o excesso de peso e obesidade nas crianças e adultos, constitui, de forma global, um problema de saúde pública. No Brasil em 2011, segundo um estudo realizado pelo Ministério da Saúde, a população com excesso de peso atingia os 48,5% e a percentagem de obesos era de 15,8%. É urgente agir, as ações de prevenção junto das crianças nas escolas são recomendadas pela OMS, através da educação para a saúde desde o ensino pré-escolar. Aprender a alimentar-se de forma equilibrada e criar hábitos de atividade física é essencial desde a infância. Compreender os fenómenos da alimentação realizando atividades científicas e lúdicas é um método que envolve as crianças na aprendizagem de estilos de vida saudável.  

Saber conviver com o sol é importante na prevenção de doenças. O sol é benéfico porque nos permite a síntese da vitamina D, mas pode ser perigoso se não soubermos doseá-lo. Fazer experiências com a radiação ultravioleta é aprender de forma científica a proteger-se dos malefícios do sol. Saber que quando a nossa sombra é mais pequena do que a nossa estatura devemos evitar o sol ou então proteger-nos adequadamente com uma panóplia de elementos (chapéu, protetor solar, óculos de sol, vestuário… ou permanecer à sombra).

A entrevista concedida por Edgar Morin - presidente honorário da Associação Transdisciplinar - sobre a temática do Seminário Nativos Digitais constituíu um momento de grande interesse. Ler mais

A participação da Associação Transdisciplinar no V Seminário Internacional de Educação foi uma experiência enriquecedora e gratificante pela partilha gerada entre os professores que integraram a formação do Instituto Palavrações. Ler mais

Protocolo de colaboração entre a Associação Transdisciplinar e o Cfaebn

No dia 6 de setembro, a Associação Transdisciplinar e o Centro
de Formação da Associação de Escolas de Bragança Norte (CFAEBN) celebraram um protocolo com a finalidade de estabelecer ações de colaboração no domínio
científico-pedagógico da formação para o corpo Docente, nas áreas da Educação para a Saúde e Educação para o Desenvolvimento Sustentável.

Uma primeira Ação de Formação “A Fotoeducação na Escola, para a prevenção do cancro cutâneo e da catarata”, de 15h conferindo 0,6 créditos, decorre atualmente na Escola Secundária Emídio Garcia, solicitada pelo Sr. Diretor Eduardo Manuel dos Santos.

Ação de Formação, Fotoeducação… Opiniões dos Formandos

  Experiência - Radiação UV e latitude”Consegui através da Ação de Formação  - Fotoeducação na escola, para a prevenção do cancro cutâneo e da catarata – aprofundar conhecimentos e práticas, melhorando a preparação de algumas aulas, aumentando a autoconfiança pessoal no tratamento dos temas, trabalhando em equipa, traduzindo-se assim estas aprendizagens na inovação da prática letiva.

Como coordeandora do Projeto de Educação para a Saúde, implementei o programa Conviver com o Sol nas turmas de 7.º ano, uma vez que se enquadrava nos conteúdos programáticos. Foram desenvolvidas estratégias, métodos e utilizados materiais, contribuindo de uma forma significativa para o empenho e motivação dos alunos perante o tema tratado.” (Olinda Rosa Fernandes Esteves Bragada, Professora, E. Emídio Garcia – Bragança).

Experiência Tecidos

“A componente teórica da Ação de Formação foi muito interessante. Aprendi alguns conceitos que desconhecia. Fiquei ciente de poder utilizar instrumentos adequados à sensibilização para os riscos da exposição solar excessiva e desprotegida das crianças e jovens e para educar no sentido de prevenir o cancro cutâneo e a catarata.

A Ação de Formação foi muito profícua pois forneceu uma série de ferramentas (fichas e papel UV) que posso trabalhar com os meus alunos, em sala de aula, bem como no exterior. Com certeza que este será um tema a abordar já neste ano letivo, no âmbito do Projeto Educação para a Saúde.” (Alexandra Sofia Afonso Amaral da Costa Cardoso, Professora, Agrupamento de Escolas de Valpaços).

1.ª Turma de Formandos

“Considero que esta Formação atingiu plenamente os objetivos propostos. Superou as minhas expetativas, pois além dos conteúdos serem adequados ao nível de ensino a que pertenço (Pré-escolar), permitem planificar atividades em articulação comos outros ciclos. Também me surpreendeu pela forma como esta temática permite desenvolver a interdisciplinaridade nas aulas.

A componente prática teve uma sustentação teórica muito bem fundamentada. A formadora dinamizou de forma motivadora todas as sessões, fomentando o debate e a partilha. Utilizou estratégias adequadas, disponibilizou materiais diversificados para as experiências que orientou convenientemente. Apresentou de forma clara os conteúdos, contemplando diferentes níveis de ensino. A metodologia utilizada fomentou a participação de todos os formandos.” (Maria Armanda da Rocha Barbosa Freitas, Educadora, Agrupamento de Escolas de Murça).