Notícias

Os projetos da A.Transdisciplinar em Santa Catarina – Brasil

No dia 17 de outubro de 2013, a Associação Transdisciplinar apresentou os seus projetos na Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina em Florianópolis, convidada pelo Sr. deputado estadual Volnei Morastoni.

Apresentamos excertos do comunicado da assessoria e algumas fotografias da sessão.

As crianças como agentes de prevenção da saúde alimentar

O deputado Volnei Morastoni, presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, abriu há pouco (17/10) a reunião da Comissão com a participação da presidente da Associação Transdisciplinar, Maria Neves Alves, de Bragança, Portugal, que apresentou projetos sobre educação para o desenvolvimento sustentável e cidadania, com destaque sobre a educação alimentar para crianças do Ensino Fundamental. A Transdisciplinar é associada à instituição Passerelles.info, em França que desenvolve os projetos “Conviver com o Sol” e “Alimentar-me, movimentar-me pela minha saúde” Educação alimentar na escola. Os dois projetos são desenvolvidos em vários países e, em Portugal, por meio da Associação Transdisciplinar.

Para Morastoni, o contato com experiências bem-sucedidas pode ser uma alternativa para desenvolver projetos que contribuam para a qualidade da saúde dos catarinenses. ” A intenção é estabelecer possíveis parcerias com essas entidades a fim de implementar políticas e ações com vista à educação, promoção e prevenção em saúde no Estado.”

Aprendizado colocando as mãos na massa

Durante a palestra, Maria Neves apresentou os dois projetos – “Conviver com o Sol” e Alimentar-me, Movimentar-me pela minha saúde” – que são aplicados nas escolas através do método “Mãos na massa”, inspirado no educador francês Célestin Freinet (1896-1966), que acreditava que nenhum conhecimento prévio pode substituir a reflexão autônoma de quem “põe a mão na massa”.

Maria Neves fez vários relatos de experiências que tratam os Guias citados (…) e as crianças realizam na aula, dessa forma o conhecimento é aprendido colocando as mãos na massa, as crianças aprendem no contato direto e se tornam agentes de prevenção. O objetivo é que no final das sessões efetuem uma síntese dos conhecimentos adquiridos e os partilhem de forma criativa com os colegas ou outras pessoas (…).

Volnei Morastoni afirmou: ” Meu objetivo é estabelecer uma relação entre as associações Transdisciplinar e Passerelles.info com as secretarias de estado  da Educação e da Saúde, além de parcerias com organizações comprometidas com a temática”.

Assessoria do Deputado Volnei Morastoni: Texto e fotos: José Isaías Venera – DRT SC 01522JP