Missão

Fortalecer os laços sociais

Os programas Transdisciplinar visam reforçar os laços sociais entre as comunidades. Para atingir este objetivo, o papel dos alunos não se limita à aquisição de conhecimentos e competências na sala de aula!

Os alunos em ação

  • Realizar uma exposição com os registos escritos na aula
  • Construir um jogo e jogar com os colegas ou família
  • Convidar os mass media para realizar uma reportagem na escola

A última sessão do módulo de atividades (Alunos – agentes de prevenção) é uma sessão de sensibilização e informação por parte dos alunos à comunidade…

A educação através de pares é igualmente visada: o aluno detém um saber que transmite aos seus colegas. Na escola, os representantes dos alunos poderão assumir a missão de expor em outras turmas as conclusões e mensagens elaboradas durante a implementação do módulo.

Em paralelo, os programas Transdisciplinar visam quebrar barreiras entre as gerações. Os alunos aplicam, por exemplo, inquéritos junto dos pais ou avós sobre os temas estudados. “No seu tempo como era considerada a pele bronzeada?” ou então “Que alimentos comiam com mais frequência?”

Combater o insucesso escolar

A metodologia científica, fulcral nos guias Transdisciplinar, é um método pedagógico reconhecido no combate ao insucesso escolar em meios sociais desfavorecidos. Georges Charpak descobriu-o em Chicago na escola de um gueto, no início dos anos 90, e desenvolveu-o em França com a denominação de La main à la pâte (As mãos na massa). O trabalho em grupo e a entreajuda promovem e valorizam o background de cada aluno. Os alunos, que têm dificuldades no ensino “expositivo”, progridem mais facilmente com o método científico. A média da avaliação aumenta, mas aumenta sobretudo a média dos alunos com um nível mais baixo.

Promover a inclusão de alunos com necessidades educativas especiais

O ensino de alunos com necessidades educativas especiais requer estratégias específicas que visam facilitar a aprendizagem cognitiva. A educação científica promove o prazer de aprender e a participação dos alunos nas atividades de ciências e de língua portuguesa. Para os que não escrevem, a expressão oral na elaboração das hipóteses, a argumentação e a discussão em torno das experiências desenvolvidas, melhora sensivelmente a aprendizagem. As inscrições nos programas Transdisciplinar estão também abertas aos professores de Educação Especial.